Módulo 2 - Aula 24 - Equilíbrio Químico

segunda-feira, 30 de março de 2020

Módulo 2 - Aula 34- Eletrólise e Leis de Faraday

Eletrólises são fenômenos inversos aos que ocorrem nas pilhas, ou seja, a energia elétrica é convertida em energia química.
Eletrólise: Reação eletroquímica não espontânea promovida pelo consumo de energia elétrica. (∆Eº < 0)
A eletrólise de sais, de ácidos e de bases tem como característica principal a descarga de íons, tornando-os neutros. Os cátions descarregam-se em um eletrodo denominado cátodo. Os ânions descarregam-se em um eletrodo denominado ânodo.
Cátodo polo negativo (–) ocorre redução.
Ânodo polo positivo (+) ocorre oxidação.
Os eletrodos em uma eletrólise podem ser inertes, quando não participam da reação, ou ativos, quando participam da reação. Os eletrodos inertes mais utilizados são os de carbono grafite e platina.
Na superfície de um eletrodo,
• um cátion metálico se reduz na forma metálica.
A eletrólise é um processo não espontâneo, no qual o cátion recebe seus elétrons de volta e o ânion doa os elétrons recebidos. Assim, a passagem de um estado de maior estabilidade para um de menor estabilidade é forçada.

TIPOS DE ELETRÓLISE


Eletrólise ígnea

É o tipo de eletrólise em que os íons são obtidos a partir da fusão do eletrólito sólido, ou seja, o aquecimento do eletrólito promove sua dissociação em íons.

Uma fonte externa geradora de corrente elétrica promove a reação de oxidação e a de redução dos íons produzidos na dissociação.

O cloro gasoso irá borbulhar na fase líquida e deverá ser recolhido com a ajuda de um tubo de vidro adaptado ao sistema.
Em alguns casos, a eletrólise ígnea é dificultada, na prática, devido ao alto ponto de fusão do eletrólito. Um exemplo disso é o Al2O3, cuja temperatura de fusão é igual a 2060ºC. Esse composto necessita de um fundente para permitir que a eletrólise ocorra em temperatura mais baixa. O fundente mais utilizado, nesse caso específico, é a criolita, Na3AlF6, que, misturada ao Al2O3, funde a aproximadamente 1000ºC.



Eletrólise aquosa

Quando a dissociação do eletrólito é promovida pela água, tem-se a eletrólise aquosa. Em uma eletrólise aquosa, os íons podem ser obtidos da autoionização da água ou do eletrólito, o que gera uma competição. Exemplo: Cloreto de sódio

Porém, apenas um dos cátions e apenas um dos ânions irão se descarregar nos eletrodos.
Os metais menos reativos são os que necessitam de menor d.d.p. para se descarregarem. Logo, são os primeiros a se descarregarem, vencendo a competição. A mesma análise pode ser estendida aos ânions. • A ordem crescente de tendência à descarga dos cátions é: cátions da família IA (1) e IIA (2), Al3+, H+ (H3O+), os demais cátions.
Observe que o cátion da água só descarrega primeiro (vence a competição) quando os cátions são das famílias IA (1), IIA (2) ou quando é o Al3+.
• A ordem crescente de tendência à descarga dos ânions é:
oxigenados e F, OH, não oxigenados e HSO4 .
Observe que o ânion da água só descarrega primeiro (vence a competição) quando os ânions são oxigenados (exceto o HSO4 ) ou quando é o fluoreto.
Quando os íons da água descarregam primeiro do que os íons do eletrólito, as reações que ocorrem são:
Nessa eletrólise, o H3O+ vence a competição, pois descarrega preferencialmente no cátodo, da mesma forma que o Cl vence a competição e se descarrega no ânodo.

Os eletrodos utilizados são inertes.
O resíduo dessa reação é o NaOH. Assim, a eletrólise aquosa do NaCl consiste no processo industrial de produção da soda cáustica.
Nessa eletrólise, o H3O+ vence a competição, pois descarrega preferencialmente no cátodo, da mesma forma que o Cl vence a competição e se descarrega no ânodo.

OBSERVAÇÕES



1. Como o resíduo do processo eletrolítico é uma base, com o passar do tempo, o pH da solução aumenta. 2. Os gases são coletados em tubos especiais.

3. O gás cloro é de cor esverdeada e muito utilizado como bactericida.


Irão descarregar preferencialmente os íons Ag+ e OH. Já os íons H3O+ e NO3permanecem na cuba eletrolítica, constituindo o processo de obtenção do ácido nítrico.

OBSERVAÇÃO

• Como o resíduo do processo eletrolítico é um ácido, com o passar do tempo o pH da solução diminui.



Exemplo 3

Eletrólise da água (H2O) A água pura, ao ionizar-se, produz pequena quantidade de íons H3O+ e OH, o que é insuficiente para a condução considerável de corrente elétrica. Logo, a eletrólise da água pura é dificultada. É por isso que está só é realizada em soluções de eletrólitos fortes, que dão origem a grande número de íons, os quais possibilitam a descarga dos íons H3O+ e OH.

Portanto, de acordo com a figura a seguir, o gás Hestá sendo produzido no tubo da direita, que corresponde ao cátodo.

LEIS DE FARADAY

O estudo quantitativo das massas depositadas nos eletrodos ativos, das massas de substâncias formadas ou de substâncias decompostas em uma eletrólise ou em uma pilha é dado pelas Leis de Faraday.
As Leis de Faraday são exclusivamente experimentais, as quais relacionam a quantidade de eletricidade que percorre o sistema com as massas e os volumes das substâncias obtidas nos eletrodos.

1ª Lei de Faraday

A massa de uma dada substância obtida nos eletrodos, em um processo eletroquímico, é diretamente proporcional à quantidade de carga que percorre o sistema.
Essa lei foi obtida, experimentalmente, fornecendo-se aos sistemas diversos valores de quantidade de carga elétrica e medindo-se as massas obtidas ou decompostas.
Essa lei foi obtida, experimentalmente, fornecendo-se aos sistemas diversos valores de quantidade de carga elétrica e medindo-se as massas obtidas ou decompostas.
Graficamente, tem-se:

OBSERVAÇÃO

• A grandeza física quantitativa de carga elétrica (Q) pode ser expressa a partir da definição de intensidade de corrente elétrica (i).
Intensidade de corrente é a quantidade de carga que passa, em uma unidade de tempo, por uma secção transversal reta de um condutor.

i = Q   Q = i . t
      t

Unidades

i ampère (A)
Q coulomb (C)
t segundos (s)

2ª Lei de Faraday

A massa obtida ou decomposta de uma dada substância nos eletrodos, em um processo eletroquímico, mantendo-se a carga do sistema constante, é diretamente proporcional à massa molar por carga dessa substância.
Isso pôde ser constatado devido ao fato de que substâncias diferentes submetidas à mesma quantidade de carga (Q) produziam massas diferentes.
Experimentalmente, faz-se a eletrólise de duas substâncias diferentes, em cubas distintas, ligadas em série, para que a carga de ambas seja igual.
Graficamente, tem-se:

OBSERVAÇÃO
• E = M/carga massa molar por unidade de carga da espécie química. Equação geral da eletrólise experimentalmente, verificou-se que 96500 C ou 1 F (um Faraday) é a carga necessária para transformar a massa molar por unidade de carga (E) de qualquer substância em um processo eletroquímico.

Equação geral da eletrólise

Experimentalmente, verificou-se que 96 500 C ou 1 F (um Faraday) é a carga necessária para transformar a massa molar por unidade de carga (E) de qualquer substância em um processo eletroquímico.
OBSERVAÇÕES

1. 1F é a carga transportada por um mol de elétrons (6,02x1023 e) capaz de descarregar 1E de qualquer substância em uma eletrólise.
2. As Leis de Faraday podem ser aplicadas às pilhas para determinar as massas que se depositam no cátodo ou a massa corroída no ânodo.
3. Como a eletrólise é uma reação química, ela pode ter rendimento inferior a 100%. Caso o rendimento seja fornecido em um problema, deve-se corrigir os cálculos com uma regra de 3 simples. 
Exemplo:
A massa obtida para o rendimento 100% é 20 g; como a eletrólise se processa com 70% de rendimento, tem-se:
20 g —— 100%
x —— 70%
x = 14 g

Mapa mental


Nenhum comentário:

Postar um comentário