Módulo 2 - Aula 24 - Equilíbrio Químico

quinta-feira, 30 de abril de 2020

Módulo 3 - Aula 49 - Polímeros

Polímeros são macromoléculas (moléculas gigantes) que apresentam unidades estruturais que se repetem regularmente. As moléculas que reagem para formar os polímeros são denominadas monômeros.
nA                      (A)n
monômero      polímero

Propriedades Físico-Químicas dos Polímeros
Eles possuem propriedades diferentes dos monômeros que os constituem. As características mais importantes são:
 -Não são atacados por ácidos, bases ou agentes atmosféricos;
-Suportam ruptura e desgaste;
-Possuem alta resistência elétrica e baixa densidade (em geral entre 0,9 g/cm³ e 1,5 g/cm³);

 -Quanto à temperatura, reagem de forma variável.

CLASSIFICAÇÃO DOS POLÍMEROS
Quanto à ocorrência
Naturais: São polímeros que já existem, normalmente, na natureza. Entre os mais importantes, estão os carboidratos (celulose, amido, glicogênio, etc.), as proteínas (existentes em todos os seres vivos) e os ácidos nucleicos (existentes no núcleo das células vivas e responsáveis pelas características genéticas dos seres vivos).
Sintéticos: São polímeros fabricados pelo homem a partir de moléculas simples. Entre eles, estão o náilon, o polietileno, o PVC, etc.

Quanto à natureza da cadeia
Polímero de cadeia homogênea: São polímeros que, no esqueleto da cadeia, apresentam apenas átomos de carbono.

Polímero de cadeia heterogênea: São polímeros que, no esqueleto da cadeia, apresentam átomos diferentes do átomo de carbono (heteroátomos).

Quanto à estrutura final do polímero
Polímero linear: Nesse tipo de polímero, a macromolécula é formada por um encadeamento linear de átomos.
Exemplo: Polietileno
Mesmo que a cadeia apresente ramificações (desde que a ramificação não ligue uma cadeia à outra vizinha), o polímero continua sendo considerado linear.

Exemplo: Borracha sintética (neopreno)
Os polímeros lineares dão origem a materiais termoplásticos, isto é, plásticos que podem ser amolecidos pelo calor inúmeras vezes e, ao resfriarem, voltam a apresentar as mesmas propriedades iniciais.


Polímeros ramificados: possuem pequenos ramos ligados à cadeia principal do polímero. Falando de forma figurada, seria como pequenas linhas amarradas à cadeia principal, neste caso, ao longo do comprimento da corda.
Polímeros de ligação cruzada: este é o tipo mais complexo, imagine pegar as cordas e fazer uma rede com elas. A ligação cruzada é formada por cadeias individuais de polímeros ligadas por correntes laterais. Veja como seria esta estrutura:
Polímero tridimensional: Nesse tipo de polímero, a macromolécula se desenvolve em todas as direções, isto é, há ligações entre cadeias adjacentes por meio de átomos localizados ao longo da cadeia. Esses polímeros dão origem a materiais termofixos ou a materiais termoendurecentes. No primeiro caso, pelo menos a última fase de produção da macromolécula deve ser feita simultaneamente com a modelagem do objeto desejado, pois, uma vez prontos, esses polímeros não podem ser novamente amolecidos pelo calor (um aquecimento excessivo causa a decomposição até a queima do material, mas nunca seu amolecimento). Consequentemente, esses polímeros não podem ser reaproveitados industrialmente na moldagem de novos objetos. Os polímeros termoendurecentes, quando prontos, só podem ser fundidos uma vez, pois, durante a fusão, as moléculas reagem entre si, aumentando a massa molecular do polímero e este, endurecendo, torna-se insolúvel e infusível.

Quanto a fusibilidade, os polímeros sintéticos, podem ser classificados em:
Termoplásticos (podem ser fundidos por aquecimento e solidificados por resfriamento) e termorrígidos (infusíveis e insolúveis, não permitem reprocessamento). Os termoplásticos, de acordo com sua durabilidade e desempenho podem ser convencionais ou de engenharia. Os termoplásticos de engenharia apresentam melhores propriedades térmicas e mecânicas que os convencionais, além de possuírem um maior custo.
São exemplos de Química POLÍMEROS Identificação de polímeros termoplásticos de engenharia, o policarbonato – PC (utilizados na fabricação de CD, janelas de aeronaves e ginásios de esportes) e as poliamidas – Nylons (usados em engrenagens plásticas, tecidos impermeáveis etc).
Os termoplásticos convencionais são encontrados principalmente nas embalagens plásticas como garrafas, copos descartáveis, potes, sacos plásticos etc.


Classificação quanto ao processo de preparação
       a) Polímeros de adição: monômeros idênticos.
       b) Copolímeros: monômeros diferentes.
    c) Polímeros de condensação: São polímeros cuja formação dá-se com a retirada de moléculas de pequena massa molecular.

POLÍMEROS DE ADIÇÃO (POLIADIÇÃO)
As reações de poliadição ocorrem, geralmente, com monômeros olefínicos (compostos que contêm ligação dupla), em que uma unidade se adiciona à outra, até formar uma macromolécula.
Se o polímero for constituído de um só monômero, ele será denominado homopolímero e, se for constituído de mais de um monômero, copolímero.

EXEMPLOS DE POLÍMEROS

POLÍMEROS DE CONDENSAÇÃO
Esses polímeros são formados, geralmente, pela reação entre dois monômeros diferentes, com a eliminação de moléculas pequenas — por exemplo, água. Nesse tipo de polimerização, os monômeros não precisam apresentar duplas ligações entre carbonos, mas é necessária a existência de dois tipos de grupos funcionais diferentes.
Exemplos:

- Polímeros de rearranjo: Nesse caso, um ou mais monômeros sofrem rearranjo em suas estruturas à medida que ocorre a reação de polimerização.
Exemplo: Poliuretano

Os polímeros sintéticos ou artificiais são chamados de plásticos e em sua fabricação usam-se calor e pressão para que adquiram forma.
Além disso, tanto os polímeros naturais como os artificiais podem ser classificados em termoplásticos (seu formato pode ser modificado) e termorrígidos ou termofixos (sua estrutura tridimensional é rígida com ligações cruzadas, logo seu formato não pode ser modificado).
Copolímeros
Os copolímeros nada mais são do que polímeros de adição compostos por monômeros diferenciados, como já vimos anteriormente. Essa formação pode ocorrer tanto de modo regular como irregular.
Os diferentes monômeros se dispõem na formação dos copolímeros de diferentes formas: em blocos, intercaladamente (com um monômero de um tipo; em seguida, um monômero de outro tipo e por aí vai) ou até mesmo de modo totalmente aleatório, em que a disposição dos diferentes monômeros ocorre como que ao acaso. Tais mudanças, por mais que não pareçam importantes, são fundamentais para a definição das propriedades finais do polímero.
Os diferentes tipos de copolímeros
Alguns copolímeros são:
• Saran
O saran é um copolímero formado por 1,1-dicloroeteno e cloroetano (ou seja, coreto de vinila). Ele está entre os mais resistentes polímeros, uma vez que é capaz de resistir até mesmo a solventes do tipo orgânicos e alguns agentes da atmosfera. Não à toa, é utilizado para a confecção de folhas para invólucros de alimentos e para tubos plásticos no interior de automóveis.
• Buna-N
O copolímero Buna-N, também conhecido como perbunam, é obtido pela combinação entre 1,3-butadieno e acrilonitrila.
Este copolímero é um tipo de borracha sintética, sendo ela extremamente resistente a óleos de origem mineral. Ele é utilizado na confecção de tubos que conduzem óleos deste tipo (como os lubrificantes, por exemplo) para automóveis, equipamentos, máquinas e outros neste sentido. Essa borracha também é encontrada para o revestimento de tanques de combustível, composição de mangueiras e gaxetas.
• Buna-S
Já a borracha buna-S, conhecida popularmente também pelos nomes ‘Borracha SBR’ ou ‘Borracha GRS’ é formada pela combinação entre 1,3-butadieno e estireno, tendo ainda o sódio metálico como uma espécie de catalisador.
Esse tipo de borracha é o melhor quando o assunto é resistência a atritos. Não à toa, ela é utilizada para a composição de bandas de rodagens de pneus, para isolamento de fios elétricos e para composição de artefatos de modo geral.
• Poliuretana
Por fim, a poliuretana é formada a partir da combinação entre etilenoglicol (ou seja, 1,2-etanodiol) e disocianato de parafenileno.
A resistência deste tipo de copolímero é ao calor e à abrasão. Não à toa, ele é utilizado para a fabricação de interiores de roupas (permitindo o isolamento do revestimento das peças), aparece em pranchas de surf e na composição de aglutinantes para combustíveis especiais, como de foguetes, por exemplo.

A versatilidade é uma das principais características deste tipo de copolímero. Quando ele é exposto ao calor (pela injeção de gases em laboratórios específicos), há a formação de uma espuma. A dureza desta espuma, por sua vez, pode ser controlada de acordo com o tipo de utilização que o poliuretano ganhará.

Plásticos
Durante a evolução do homem, muitos materiais foram desenvolvidos para facilitar a vida e o dia a dia das pessoas, e os plásticos são hoje uma classe de materiais extremamente importante. Estima-se que a produção de plásticos seja de mais de 200 milhões de toneladas ao ano e isso se deve principalmente ao baixo custo de produção e a durabilidade que os plásticos tem em comparação com outros tipos de materiais.
A alta durabilidade dos plásticos é uma via de mão dupla. Apesar de torna-los interessantes para comercialização, também oferecem um impacto grande no meio ambiente, pois quando não são descartados de maneira correta, demoram centenas de anos para se degradarem, além de causar entupimentos em redes de esgotos e rios, o que contribui para enchentes.


Propriedades Gerais dos Plásticos
·         baixo peso específico (leveza)
·         baixa condutibilidade elétrica e térmica
·         resistência mecânica aceitável, porém menor que a dos metais
·          boa apresentação
·          porosidade
·         resistência a corrosão
·         baixo ponto de fusão quando comparados aos metais e facilidade de moldagem e usinagem

·         combustibilidade

Nem todo polímero é plástico
Como nós vimos os polímeros são macromoléculas, sendo assim, possuem uma grande massa molecular entre 104 e 106 u. Mas não para por aí!! Os polímeros não necessariamente serão plásticos viu?
Na verdade o primeiro polímero puramente sintético surgiu somente em 1907. Sabe qual foi? A baquelite!! Um polímero de condensação que fez muito sucesso após sua descoberta e é utilizado na produção de discos musicais, cabos de panelas, telefones, tomadas, interruptores, câmeras fotográficas, peças de automóveis, produção de algumas ferramentas, dentre outros.
Mas antes dos sintéticos sempre existiram os polímeros naturais, como a celulose, o componente mais abundante da parede celular, o amido, um carboidrato presente em grandes quantidades nos vegetais, DNA, teia de aranha dentre vários outros.
Polímeros: lixo
A utilização desses polímeros sintéticos, produz lixo! Esse é um grande problema enfrentado, pois a grande maioria dos plásticos não são biodegradáveis. Desta forma, a poluição do meio ambiente ocorre a longo prazo, uma vez que permanecem milhões de anos sob condições adversas sem se degradar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário