Módulo 2 - Aula 24 - Equilíbrio Químico

Módulo 1 - Aula: 20 - Cálculos de fórmulas

FÓRMULA MOLECULAR

É a fórmula que indica o número de átomos de cada elemento em uma molécula da substância. Exemplo: Fórmula molecular do ozônio: O3.
Essa fórmula indica que cada molécula de ozônio é formada por 3 átomos do elemento oxigênio.
Fórmula molecular do ácido sulfúrico: H2SO4.
Essa fórmula indica que em uma molécula de ácido sulfúrico existem 2 átomos do elemento hidrogênio, 1 átomo do elemento enxofre e 4 átomos do elemento oxigênio.
Fórmula molecular do iso-octano: C8H18.
De acordo com a representação, cada molécula de iso-octano apresenta 8 átomos do elemento carbono e 18 átomos do elemento hidrogênio.
Exemplo:

1) Dividir o percentual pela sua massa.
2) Dividir todos os resultado pelo menor resultado.
3) O valor achado será o número de átomos de cada elemento presente na fórmula.

FÓRMULA MÍNIMA OU EMPÍRICA

É a fórmula que indica a menor proporção entre o número de átomos de cada elemento formador da substância.
A fórmula mínima pode ser obtida pela simplificação dos índices encontrados na fórmula molecular. Veja o exemplo da glicose (C6H12O6). Se simplificarmos os índices de sua fórmula molecular dividindo-os por 6, obteremos os menores índices inteiros que representam a proporção entre os átomos dos elementos químicos.
C6H12O6 : 6 àCH2O
Essa fórmula indica que a proporção entre os números de átomos de C, H e O na glicose, expressa pelos menores números inteiros, é de 1:2:1, respectivamente.
Em alguns casos, a fórmula molecular pode ser simplificada por mais de um número inteiro (como na glicose, que pode ser simplificada por 2, 3 e 6). Nesse caso, devemos escolher o maior desses números para fazer a simplificação.
A fórmula mínima em alguns casos é igual à fórmula molecular. Há casos em que há diversas substâncias com a mesma fórmula mínima e diferentes fórmulas moleculares.



FÓRMULA PERCENTUAL OU CENTESIMAL
Indica as porcentagens, em massa, de cada elemento constituinte da substância.
Exemplo: Fórmula centesimal do metano = C75%H25%. Essa fórmula indica que, em cada 100g de metano, temos 75g de C e 25g de H. Em outras palavras, a contribuição percentual, em massa, de C e de H, para a formação da massa molar do metano, é igual a 75% e a 25%, respectivamente. Essa fórmula pode ser obtida a partir da fórmula molecular, de acordo com os seguintes passos:
• Determinação da massa molar da substância.
• Cálculo do percentual em massa de cada elemento, a partir da expressão:
M (elemento) . 100
M (substância)



CONVERSÃO ENTRE AS FÓRMULAS
As fórmulas molecular, mínima e percentual podem ser interconvertidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário