Módulo 2 - Aula 24 - Equilíbrio Químico

Módulo 3 - Aula 40 - Álcoois, fenóis e éteres

Álcoois, fenóis e éteres podem ser considerados, sob o ponto de vista teórico, como derivados da água. Isso quer dizer que eles são estruturalmente semelhantes a ela, mas não podem ser necessariamente obtidos a partir dela. Para formar um álcool, podemos trocar um hidrogênio da molécula de água por um radical em que a valência livre esteja em um carbono sp3. Para obtermos um fenol, substituímos, também, um hidrogênio da água, porém, por radical aromático. No caso de um éter, os dois hidrogênios dessa molécula devem ser substituídos por radicais orgânicos alifáticos e / ou aromáticos.
Compostos que possuem como grupo funcional a hidroxila (—OH) ligada diretamente a um carbono saturado. Os álcoois podem ser considerados compostos derivados dos hidrocarbonetos pela substituição de um ou mais hidrogênios por grupamentos hidroxila.

Classificação dos álcoois
Os álcoois podem ser classificados em:
A) Quanto ao número de hidroxilas
• Monoálcool: Possui apenas um grupamento hidroxila em sua cadeia carbônica.
• Diálcool (glicol): Possui dois grupamentos hidroxila em sua cadeia carbônica.
• Triálcool: Possui três grupamentos hidroxila em sua cadeia carbônica.
• Poliálcool: Possui mais de três grupamentos hidroxila em sua cadeia carbônica.

B) Quanto ao tipo de carbono a que a hidroxila se encontra ligada
• Primários: A hidroxila está ligada a um carbono primário.
• Secundários: A hidroxila está ligada a um carbono secundário.
• Terciários: A hidroxila está ligada a um carbono terciário.

Nomenclatura IUPAC
A nomenclatura de um álcool é formada substituindo-se a terminação -o do hidrocarboneto de origem por -ol.

Nos poliálcoois, utilizamos os prefixos di-, tri-, tetra-, penta- e seus derivados antes do sufixo -ol.
A hidroxila, como qualquer grupo funcional, tem prioridade sobre insaturações e sobre grupos orgânicos no que se refere à numeração da cadeia principal.

Nomenclatura usual
A nomenclatura usual para monoálcoois inicia-se com a palavra álcool seguida do nome do radical ligado à hidroxila com a terminação -ico.

Propriedades físicas e químicas dos álcoois
O grupo hidroxila é bastante polar e as moléculas dos álcoois são capazes de realizar ligações de hidrogênio. Por esse motivo, os álcoois possuem pontos de fusão e de ebulição muito maiores que os dos hidrocarbonetos homólogos. Os álcoois de cadeia carbônica curta apresentam solubilidade expressiva em água.
Os compostos pertencentes à função álcool são ácidos de Brönsted-Lowry tão fracos que não manifestam tal acidez em soluções aquosas, na maioria das vezes. Outras propriedades químicas dos álcoois serão discutidas posteriormente

Aplicações dos álcoois
A importância industrial dos álcoois é bastante vasta quando comparada com a dos demais compostos oxigenados. Os álcoois são utilizados como matéria-prima para obtenção de outros compostos, como fármacos e ésteres, solventes (de tintas e vernizes, etc.), em perfumaria, em bebidas alcoólicas, como combustíveis, em produtos de limpeza, como aditivos em alimentos, etc.

Compostos que possuem como grupo funcional a hidroxila (—OH) ligada diretamente a um carbono de um anel aromático. Os fenóis podem ser considerados compostos derivados dos hidrocarbonetos aromáticos pela substituição de um ou mais hidrogênios por grupamentos hidroxila.
O caráter ácido dos fenóis é menos acentuado do que o dos ácidos carboxílicos, porém maior que o dos álcoois.

Nomenclatura usual e IUPAC
O fenol mais simples é o hidroxibenzeno, que pode ser chamado, simplesmente, de fenol.
Hidroxibenzeno ou fenol 

Muitos outros fenóis podem ser nomeados usando-se a palavra fenol como nome base, precedido pelos nomes dos substituintes.

No caso de polifenóis, podemos utilizar um sistema de nomenclatura muito semelhante ao dos álcoois, ou então o prefixo hidroxi-.


Propriedades físicas e químicas dos fenóis
Os fenóis apresentam propriedades físicas comuns, como ponto de fusão, ponto de ebulição, densidade e solubilidade, parecidas com as de álcoois correspondentes. Por exemplo, o fenol comum é pouco solúvel em água, como seria de se esperar também para um monoálcool com seis carbonos.
Os fenóis são ácidos de Brönsted-Lowry e se ionizam em solução aquosa, originando soluções ligeiramente ácidas, já que são ácidos fracos.

Um fenol é capaz de reagir com bases inorgânicas fortes, como o NaOH, originando sal e água. No entanto, os fenóis não reagem com solução de bicarbonato de sódio, como fazem outros ácidos.

Aplicações dos fenóis
Os fenóis são compostos que possuem uma gama enorme de aplicações. Entre as mais importantes, podemos citar a fabricação de resinas, de corantes e de explosivos. Devido à propriedade de coagularem as proteínas das bactérias, são utilizados também como antissépticos (poderosos bactericidas).
São compostos que possuem o oxigênio ligado a dois carbonos da cadeia (—O—; oxi) como grupamento funcional. Os éteres podem ser considerados compostos derivados dos hidrocarbonetos pela substituição de um ou mais átomos de hidrogênio por radicais do tipo —OR ou —OAr (R = radical alifático e Ar = radical benzênico).

Nomenclatura IUPAC
A nomenclatura de um éter inicia-se a partir do nome do radical (cadeia de menor número de carbonos) com a terminação oxi, adicionando-se o nome do hidrocarboneto de origem (cadeia de maior número de carbonos).

Nomenclatura usual
Inicia-se com a palavra éter, seguida dos nomes dos radicais (em ordem de complexidade), colocando-se no radical mais complexo a terminação -ílico.


Propriedades físicas e químicas dos éteres

Os éteres, apesar de serem compostos oxigenados, possuem propriedades físicas mais parecidas com as dos hidrocarbonetos do que com as dos álcoois e as dos fenóis. No caso dos éteres, as ligações intermoleculares podem ser as interações dipolo-dipolo ou então as interações dipolo instantâneo-dipolo induzido; não há possibilidade de formação de ligações de hidrogênio entre moléculas de éteres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário