Módulo 2 - Aula 24 - Equilíbrio Químico

Módulo 01: Aula 3 - Propriedades gerais e específicas da matéria


Todo sistema apresenta propriedades que nos permitem classificá-lo como sistema material (matéria) ou como sistema não material.
As propriedades que nos permitem classificar um sistema como sistema material são denominadas propriedades gerais da matéria. Ou seja, são propriedades que todos os sistemas materiais – corpos – apresentam. Essas propriedades são: massa, extensão, impenetrabilidade, compressibilidade, elasticidade, divisibilidade e inércia.

Massa
Massa é a quantidade de matéria que forma um corpo.

Extensão
 A extensão corresponde ao espaço ocupado, ao volume ou à dimensão de um corpo. Impenetrabilidade A impenetrabilidade corresponde à impossibilidade de dois corpos, ao mesmo tempo, ocuparem o mesmo lugar no espaço.

Compressibilidade
Compressibilidade é a capacidade de reduzir o volume de um corpo quando submetido a uma compressão.

Elasticidade
Elasticidade é a capacidade que os corpos sólidos apresentam de retornarem à sua forma inicial, quando deixa de atuar sobre eles uma força que promove deformação (distorção).

Divisibilidade
Divisibilidade é a qualidade que os corpos apresentam de poderem ser divididos em porções cada vez menores, sem alterarem a sua constituição.

Inércia
Inércia é a capacidade que um corpo apresenta de não poder, por si só, modificar a sua condição de movimento ou de repouso.




Propriedades específicas da matéria

As propriedades que nos permitem distinguir uma espécie de matéria de outra são denominadas propriedades específicas da matéria.
As propriedades específicas podem ser propriedades físicas, químicas ou organolépticas.

Propriedades físicas
São propriedades que caracterizam individualmente uma substância sem que haja alteração da composição dessa substância. Exemplos: Temperatura de fusão, temperatura de ebulição, densidade, solubilidade, calor específico, etc.

Propriedades químicas
São propriedades que caracterizam individualmente uma substância por meio da alteração da composição dessa substância. Exemplos: Decomposição térmica do carbonato de cálcio, originando gás carbônico e óxido de cálcio; oxidação do ferro, originando a ferrugem, etc.

Propriedades organolépticas
São propriedades que impressionam um dos cinco sentidos (olfato, visão, tato, audição e paladar). Exemplos: Cor, sabor, odor, brilho, etc.

Propriedades funcionais da matéria
As propriedades que nos permitem agrupar substâncias por apresentarem propriedades químicas semelhantes são denominadas propriedades funcionais da matéria.
Exemplos: • Ácidos de Arrhenius são substâncias que, em contato com metais alcalinos e alcalinoterrosos, produzem sais e gás hidrogênio.
• Os compostos fenólicos são neutralizados por bases fortes, produzindo fenolatos e água

Propriedades extensivas da matéria
As propriedades que dependem das dimensões (tamanho ou extensão) dos corpos são denominadas extensivas.
Exemplos:
• Massa e volume: duas amostras de um mesmo material de tamanhos diferentes apresentam massas e volumes diferentes.
Outros exemplos de propriedades extensivas: quantidade de matéria em mols, área superficial, energia térmica, energia interna, entalpia, entropia, energia livre de Gibbs e corrente elétrica.

Propriedades intensivas da matéria
As propriedades que não dependem das dimensões (tamanho ou extensão) dos corpos são denominadas intensivas. Exemplo:
• Temperatura: duas amostras de tamanhos diferentes podem apresentar a mesma temperatura.
Outros exemplos de propriedades intensivas: pressão, pontos de fusão e de ebulição, concentração (mol.L–1) e viscosidade.
Algumas propriedades intensivas são derivadas (obtidas) de outras grandezas extensivas, por exemplo, a densidade.
Por definição, densidade é a razão entre a massa de uma amostra e o volume ocupado por ela. Matematicamente, essa definição é expressa por d = m/v.
Como é possível duas propriedades extensivas, massa e volume, originarem uma propriedade intensiva, a densidade?

Quando dobramos a massa de uma amostra, dobramos também o volume dessa amostra e, portanto, a razão m/v permanece a mesma, independentemente dos valores individuais e de volume.

Nenhum comentário:

Postar um comentário