Módulo 2 - Aula 24 - Equilíbrio Químico

Módulo 3 - Aula 42 - Ácidos carboxílicos, sais carboxílicos e ésteres



Os ácidos carboxílicos são compostos que possuem como grupo funcional a carbonila (C=O), ligada a uma hidroxila (–OH), e que se denomina grupo carboxila. A carboxila pode ser representada por –COOH, ou ainda por –CO2H. Os ácidos carboxílicos constituem a função orgânica que possui maior caráter ácido na Química Orgânica.

Nomenclatura IUPAC
A nomenclatura de um ácido carboxílico é idêntica à de um hidrocarboneto. Apenas deve-se iniciar o nome do composto com a palavra ácido seguida do nome da cadeia principal e substituir a terminação -o do hidrocarboneto pela terminação -oico. Para numerar a cadeia principal de um ácido carboxílico, deve-se começar pelo carbono da carboxila. No caso de diácidos, triácidos, etc. deve-se, apenas, acrescentar a terminação -dioico, -trioico, etc., ao nome do hidrocarboneto com o mesmo número de carbonos.

Aplicações

São compostos orgânicos derivados de ácidos carboxílicos obtidos por reações de neutralização com bases inorgânicas.
Reação de neutralização:

São compostos derivados dos ácidos carboxílicos obtidos pela substituição do hidrogênio da carboxila por um radical carbônico. A reação entre um ácido carboxílico e um álcool (reação de esterificação) é uma das mais importantes para a obtenção dos ésteres. Tais compostos possuem o grupamento funcional carboxi.
NOMENCLATURA IUPAC
A nomenclatura de um éster é derivada da nomenclatura dos ácidos carboxílicos. Deve-se apenas substituir a terminação -ico do ácido carboxílico pela terminação -ato seguida da preposição de e do nome do radical ligado ao oxigênio. Para numerar a cadeia principal de um éster, deve-se começar pelo carbono do grupamento carboxi.


REAÇÃO DE ESTERIFICAÇÃO
Um dos principais métodos de síntese de ésteres é a reação de esterificação direta ou esterificação de Fischer. Essa reação consiste em uma desidratação intermolecular entre uma molécula de ácido carboxílico e uma molécula de álcool, catalisada por ácidos inorgânicos fortes e concentrados, como HCl e H2SO4.
Essa reação é reversível e, à temperatura ambiente, apresenta um rendimento da ordem de 60%. Para aumentar o rendimento da reação, ou seja, deslocar o equilíbrio no sentido dos produtos, deve-se, à medida que a água se forma, eliminá-la do sistema. Isso pode ser feito pela adição de CaO, que ao reagir com a água produz Ca(OH)2(s).
A equação genérica que representa a esterificação é a seguinte:


A reação de esterificação no sentido inverso é denominada hidrólise.

REAÇÃO DE TRANSESTERIFICAÇÃO
Atualmente, um tipo de reação de produção de ésteres tem recebido bastante destaque na mídia, a transesterificação. Por meio dessa reação, é possível obter o biodiesel.
A reação de transesterificação consiste na reação entre um éster e um álcool catalisada por ácidos ou bases fortes, que origina um novo éster e um novo álcool.

A equação genérica que representa a transesterificação é a seguinte:
O biodiesel é um combustível renovável (biocombustível) e biodegradável, obtido, comumente, a partir da reação de transesterificação entre um triacilglicerol, de origem animal ou vegetal, e um álcool, na presença de um catalisador ácido ou básico.
A mistura dos ésteres formados é denominada biodiesel.
Os álcoois mais utilizados na produção do biodiesel são o metanol e o etanol.


Nenhum comentário:

Postar um comentário