Módulo 2 - Aula 24 - Equilíbrio Químico

Módulo 01: Aula 01 - Química - O que é?

   

Química? O quê? Por quê? Para quê?

     A Química é a Ciência que estuda a estrutura, composição, transformações e fenômenos dos diferentes materiais que compõem o Universo.
A Química é uma ciência que está diretamente ligada à nossa vida cotidiana. A produção do pão, a digestão dos alimentos, os medicamentos, os combustíveis, as tintas, o cimento, a borracha de seu tênis, os tecidos de seu vestuário, a atmosfera de Marte, a natureza animada e inanimada e até a vida e a morte são processos que estão ligados direta ou indiretamente ao grande universo químico. É isso aí! A Química está em todos os momentos do seu dia e sem ela não teríamos o conforto da sociedade moderna, pois a civilização que não a dominasse continuaria no Período Pré-Histórico.
Ela é tão importante que a ONU chegou a propor que o enquadramento de um país no bloco dos países desenvolvidos ou subdesenvolvidos dependeria da diversidade e do desenvolvimento de sua indústria de transformação de matéria, a Indústria Química.
Você quer ver como sem ela nós não viveríamos? Neste exato momento, o ato de ler só é possível pois inúmeras substâncias químicas de seu cérebro estão atuando transmitindo as respostas sensório-motoras.
Vamos descobrir o mundo interessante, misterioso e mágico que é a Química

QUESTIONÁRIO - RESOLVIDO

1 - Cite algumas transformações químicas conhecidas desde o início da humanidade e sua utilização.
O fogo com combustão de madeira, as transformações de minérios em metais, o curtimento do couro para confecção de roupas, a fermentação para fabricação de bebidas e de pães, os corantes naturais parai tingir tecidos.

2 - Em que acreditavam os alquimistas? Quais as suas principais atividades?
Acreditavam na possibilidade de transmutação de metais em ouro e na preparação do elixir da longa vida. Desenvolveram vários aparelhos e técnicas laboratoriais.

3 - Qual a influência dos iluministas no surgimento de ciências modernas como a Química?
A principal influência sobre a filosofia ta iluminismo proveio das concepções mecanicistas da natureza que haviam surgido na sequência da chamada revolução cientifica do século XVII. Os iluministas defendiam novas formas de compreender o Universo tendo como base o método científico. Em geral, pode - se afirmar que a primeira fase do iluminismo foi marcada por tentativas de importação do modelo de estudo dos fenômenos humanos e culturais. Já na segunda fase muitos pensadores iluministas passaram a afastar-se das premissas mecanicistas legadas pelas teorias físicas do século XVII, aproximando-se então das teorias vitalistas que eram desenvolvidas pelas nascentes ciência da vida

4- Em relação a Revolução Industrial e a Revolução Francesa, qual as contribuições desses períodos históricos para o desenvolvimento da Química como ciência?
A revolução industrial fez com que muitas pesquisas científicas fossem financiadas para o desenvolvimento de novas tecnologias. A revolução Francesa sofre influência marcante dos iluministas que defendiam o uso da razão para explicação dos fenômenos observados na natureza, ou seja, uma nova forma de pensar e compreender o mundo. A revolução cometeu um grande equivoco de mandar para a guilhotina o pai da Química - Lavoisier.

5 - Em que consistia a teoria flogístico?
Segundo essa teoria , os corpos combustíveis teriam como constituinte um "elemento", denominado flogístico, o qual era liberado durante a queima.


6- Qual a diferença entre a explicação da combustão pela teoria do flogístico e pela teoria de Lavoisier?
Segundo a teoria flogístico, a combustão ocorre com liberação do flogístico. Para Lavoisier, a combustão é uma reação com o gás oxigênio.


7 - Cite uma das contribuições de Lavoisier para o surgimento da Química como ciência.
O uso sistemático da balança nas experimentações.


8 - Que mudanças aconteceram na sociedade, com a Revolução Industrial, que favoreceram o desenvolvimento da Química?
A revolução industrial  fez com que muitas pesquisas científicas fossem financiadas para o desenvolvimento de novas tecnologias.

9 - O que é método científico? Existe um único método científico? Por quê?
O método científico é um conjunto de etapas ou passos que um cientista segue, em uma sequência lógica f e organizada, para estudar os fenômenos, tais como: observação, elaboração de hipóteses, testes das hipóteses, generalização, elaboração de uma teoria explicativa e previsões futuras. 
Não existe um único método científico, pois cada ciência tem o seu método próprio que pode ter inúmeras variações. 


10 - Em que a Alquimia contribuiu para o desenvolvimento da Química? Estabeleça a principal diferença  entre a Alquimia e a Química.
No desenvolvimento de aparelhos e técnicas laboratoriais.
A principal diferença é o método de investigação. Enquanto a Alquimia era fundamentada em princípios filosóficos e com práticas místicas, a Química fundamenta-se em métodos experimentais de investigação, de acordo com a metodologia científica.

11 - O que diferencia os conhecimentos químicos do senso comum?
O rigor das observações dos fenômenos e o método para obter as conclusões. No senso comum usa-se a lógica e a experiência  cotidiana para extrair conclusões, enquanto o conhecimento químico estabelece critérios e métodos científicos para as investigações e conclusões.

12 - O conhecimento químico expressa a verdade absoluta? Justifique.

Não, pois a Química, como qualquer outra ciência, possui limitações de conhecimento e não consegue explicar todos os fenômenos.

3 comentários: