Módulo 2 - Aula 24 - Equilíbrio Químico

Módulo 3 - Aula 39 - Compostos aromáticos

AROMATICIDADE
Aromaticidade é a estabilidade especial dos compostos devido à conjugação cíclica de ressonância. Esses compostos se assemelham ao benzeno.
O conceito de composto aromático é estendido além dos diversos derivados do benzeno (fenol, anilina, ácido benzoico, etc.), como ocorre com os derivados do antraceno, naftaleno e fenantreno, que apresentam núcleos benzênicos conjugados.
 Exemplos de compostos aromáticos heterocíclicos:

Além dos compostos que contêm anéis benzênicos, outras substâncias recebem a designação de aromáticas; contudo, algumas delas, aparentemente, têm pouca semelhança com o benzeno.
As principais características dos compostos aromáticos são: moléculas cíclicas, alto grau de insaturação, excepcional estabilidade (baixos calores de hidrogenação e de combustão), geometria molecular plana, nuvens cíclicas de elétrons π deslocalizados abaixo e acima do plano da molécula, etc.
Para saber se uma cadeia homocíclica, contendo ligações π, é ou não aromática, usamos a Regra de Hückel*, baseada na mecânica quântica. Segundo essa regra, “todos os compostos cíclicos planos ou quase planos, com 4n + 2 elétrons π alternados, sendo ‘n’ um número inteiro, terão caráter aromático”.
*Erich Hückel, do Instituto de Física Teórica de Stuttgart
NOMENCLATURA DOS ARENOS

Para hidrocarbonetos aromáticos derivados do benzeno, a nomenclatura é feita da seguinte maneira: utilizamos benzeno como nome de origem e os substituintes como prefixos.

Quando dois ou mais substituintes estão presentes, suas posições relativas podem ser indicadas pelos prefixos orto-, meta- e para- (abreviados por o-, m- e p-) ou por meio de números.
Se mais de dois grupos estão presentes, indicamos suas posições somente por números. Nesse caso, não é possível utilizar os prefixos orto-, meta- e para-.

No exemplo a seguir, consideramos a cadeia alifática como a principal, por ser mais complexa.
O radical orgânico em que a valência livre está em um carbono sp3 é frequentemente chamado de radical alquila, e aquele cuja valência livre se situa em um carbono sp2 aromático é denominado arila.

ATENÇÃO! O grupo ou radical benzil não se origina da saída de um hidrogênio do benzeno, mas da saída do grupo metil do tolueno.

PROPRIEDADES FÍSICAS E QUÍMICAS DOS HIDROCARBONETOS AROMÁTICOS
Em termos de propriedades físicas comuns, como ponto de fusão, ponto de ebulição, densidade e solubilidade, os arenos são muito semelhantes a outros hidrocarbonetos. Entretanto, quando comparamos as propriedades químicas, notamos que os arenos são menos reativos em relação a hidrocarbonetos que são também insaturados, porém alifáticos. Os arenos não sofrem reações de adição ou oxidação tão facilmente quanto os alcenos e alcinos.

ALCATRÃO DA HULHA
O alcatrão da hulha é uma importante fração obtida da destilação seca ou pirólise de um tipo de carvão mineral, a hulha ou carvão de pedra (80 a 90% de C). A hulha é formada por uma mistura complexa de moléculas orgânicas, constituídas predominantemente de estruturas aromáticas policíclicas, como mostrado a seguir:


Depois de extraída, a hulha é aquecida na ausência de ar, para não pegar fogo, no processo de destilação seca. Resultam então quatro frações:


O alcatrão da hulha obtido no processo anterior é submetido à destilação fracionada e produz as seguintes frações:


Nenhum comentário:

Postar um comentário