NORMAS DA ABNT PARA TRABALHOS ACADÊMICOS
Quando o conhecimento científico está dentro das normas
técnicas, ele indica confiabilidade e segurança. As normas também ajudam a
organizar as informações e estrutura-las dentro de um trabalho. As recomendações da ABNT são
importantes nos trabalhos de pesquisa porque criam uma uniformidade, ou seja,
um padrão que é facilmente compreendido por pesquisadores de todo o mundo.
Seguem abaixo as normas para cada parte do trabalho:
1. Capa:
2. Folha de rosto:
3. Sumário: Definindo as
marcações corretamente, você pode gerar o sumário de forma automática através
do editor de texto Word.
4.1 Introdução: A Introdução deve conter os temas que serão tratados no
trabalho, além da justificativa e do objetivo do trabalho. Ao escrever o texto,
faça uma apresentação breve e clara do tema estudado. Fica fácil se usar as
perguntas:
- “Por que escolhi este tema?
- E para que
estou levantando estas ideias?
- O que me
levou a trabalhar este assunto?
- Aqui você
deverá convencer sobre a importância de seu assunto.
4.2 Desenvolvimento: É a principal parte do trabalho, que deve conter a exposição
do assunto tratado de forma detalhada e completa.
4.3 Conclusão: É a finalização do trabalho, onde o autor recapitula o
assunto e fala um pouco sobre os resultados. Ela mostra se a investigação
atingiu (ou não) os seus objetivos. Não existe uma receita pronta para redigir
essa seção. Em geral, recomenda-se: expor as próprias ideias, resumir o
conteúdo e expor as principais inferências.
5. Referências
Bibliográficas: O título “Referências Bibliográficas” não
vem enumerado e deve ser centralizado. O espaçamento entre linhas é simples de
1,0 cm. As referências devem ser separadas umas
das outras com espaçamento duplo. Veja a seguir modelos
de referências. Para cada tipo de referência há normas a serem cumpridas.
5.1 Livro: O que deve conter na referência: sobrenome do autor em caixa
alta, nome do autor, título em negrito, edição, cidade, editora e ano de
publicação.
Exemplo:
PELCZAR JUNIOR, J. M. Microbiologia: conceitos e
aplicações. 2.
ed. São Paulo: Makron Books,. 1996.
5.2 Site: O que deve conter na referência: sobrenome do autor, nome do
autor, título do texto, ano, link e data de acesso.
Exemplo:
MORETTI,
Isabella. “Regras da ABNT para TCC: conheça as principais normas”. 2019.
Disponível em:
https://viacarreira.com/regras-da-abnt-para-tcc-conheca-principais-normas.
Acesso em: 15/01/2019.
5.3 Capítulo de
livro: O que deve conter na referência: sobrenome
do autor em caixa alta, nome do autor do capítulo. Título do capítulo. In:
sobrenome do organizador do livro em caixa alta, nome do organizador do livro.
Título da obra em negrito. Local: Editora, ano, página inicial – página final.
Exemplo:
RECUERO,
Raquel. Atos de ameaça à face e à Conversação em Redes Sociais na Internet. In:
PRIMO, Alex (Org.). Interações em Rede. Porto Alegre: Editora Sulina, 2016. p.
51-69.
5.4 Artigo
científico: O que deve conter na referência: sobrenome
do autor do artigo em caixa alta, nome do autor. Título do artigo. Nome da
revista em negrito, volume, número, página inicial-final, mês abreviado, ano.
Exemplo:
NEVES, Sandra
Helena. Sustentabilidade no campo: técnicas para colocar esse conceito em
prática. Revista Brasileira de Engenharia, v. 6, n. 2, p. 27-39, jun,
2010.
5.5 Reportagem
de jornal: O que deve conter na referência: sobrenome
do autor em caixa alta. Título da reportagem. Nome do jornal em negrito, local,
ano, número da publicação, página, dia, mês, ano.
Exemplo:
DONATO, José.
Impressora 3D transforma o mundo. Correio do Amanhã. Rio de Janeiro, ano
90, n. 230, p. 45, 3 mar. 2015.
6. Anexo: O anexo é um elemento opcional, mas que pode ser de grande
ajuda na hora de comprovar as informações expostas no desenvolvimento do
trabalho. Ele nada mais é do que um conjunto de materiais produzidos por fontes
terceiras, como orçamento, reportagens, figuras e mapas. Na hora de incluir o
anexo no trabalho, lembre-se de citar a fonte de pesquisa.
7. Regras de formatação:
7.1 Numeração
de páginas: A contagem começa na folha de rosto, mas
só aparece a partir da introdução. Os algoritmos devem aparecer sempre no canto
superior direito, a 2 cm da borda.
7.2 Margens: A margem superior e a esquerda devem ter 3cm de distância da
borda. Já a inferior e a direita devem apresentar margem de 2cm.
7.3 Formatação
do texto: Todos os títulos do trabalho devem ser
escritos no tamanho 12, em negrito (sugestão de fontes: Arial ou Times New
Roman). A mesma regra vale para o texto. Este deve vir justificado e com
espaçamento entre as linhas de 1,5. Os parágrafos devem ser de 1,25 cm da
margem esquerda. Lembrando que todo o trabalho deve ser em folha A4 branca.
7.4 Citações: Para citar um autor ou uma fonte de pesquisa, deve-se seguir
as normas abaixo:
7.4.1 Citação
Direta: A citação direta (quando são transcritas as palavras do autor sem
alteração) traz o sobrenome do autor em caixa alta, o ano de publicação e a
página da citação. Esta informação deve estar entre parênteses e separada
por vírgulas. Se a citação tem menos de três linhas, então ela é feita no corpo
do texto, contando com aspas duplas. Quando a citação tem mais de três linhas,
ela deve ter um recuo de 4 cm com relação ao restante do texto, sem destaque de
aspas.
7.4.2: A citação indireta (quando citamos um autor mas transcrevemos suas
ideias com as nossas próprias palavras) é uma citação feita dentro do
próprio texto, só que deve conter sobrenome do autor e ano de publicação entre
parênteses.
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