Módulo 2 - Aula 24 - Equilíbrio Químico

Normas da ABNT

NORMAS DA ABNT PARA TRABALHOS ACADÊMICOS


Quando o conhecimento científico está dentro das normas técnicas, ele indica confiabilidade e segurança. As normas também ajudam a organizar as informações e estrutura-las dentro de um trabalho. As recomendações da ABNT são importantes nos trabalhos de pesquisa porque criam uma uniformidade, ou seja, um padrão que é facilmente compreendido por pesquisadores de todo o mundo.

Seguem abaixo as normas para cada parte do trabalho:

1. Capa:




2. Folha de rosto:



3. Sumário: Definindo as marcações corretamente, você pode gerar o sumário de forma automática através do editor de texto Word.



 4. Elementos Textuais: Os elementos textuais compõem a pesquisa científica. São eles: introdução (parte inicial), desenvolvimento (parte principal) e conclusão (parte final).

4.1 Introdução: A Introdução deve conter os temas que serão tratados no trabalho, além da justificativa e do objetivo do trabalho. Ao escrever o texto, faça uma apresentação breve e clara do tema estudado. Fica fácil se usar as perguntas:

- “Por que escolhi este tema?
- E para que estou levantando estas ideias?
- O que me levou a trabalhar este assunto?
- Aqui você deverá convencer sobre a importância de seu assunto.

4.2 Desenvolvimento: É a principal parte do trabalho, que deve conter a exposição do assunto tratado de forma detalhada e completa.

4.3 Conclusão: É a finalização do trabalho, onde o autor recapitula o assunto e fala um pouco sobre os resultados. Ela mostra se a investigação atingiu (ou não) os seus objetivos. Não existe uma receita pronta para redigir essa seção. Em geral, recomenda-se: expor as próprias ideias, resumir o conteúdo e expor as principais inferências.

5. Referências Bibliográficas: O título “Referências Bibliográficas” não vem enumerado e deve ser centralizado. O espaçamento entre linhas é simples de 1,0 cm. As referências devem ser separadas umas das outras com espaçamento duplo. Veja a seguir modelos de referências. Para cada tipo de referência há normas a serem cumpridas.

5.1 Livro: O que deve conter na referência: sobrenome do autor em caixa alta, nome do autor, título em negrito, edição, cidade, editora e ano de publicação.

Exemplo:

PELCZAR JUNIOR, J. M. Microbiologia: conceitos e aplicações. 2. ed. São Paulo: Makron Books,. 1996.

5.2 Site: O que deve conter na referência: sobrenome do autor, nome do autor, título do texto, ano, link e data de acesso.

Exemplo:

MORETTI, Isabella. “Regras da ABNT para TCC: conheça as principais normas”. 2019. Disponível em: https://viacarreira.com/regras-da-abnt-para-tcc-conheca-principais-normas. Acesso em: 15/01/2019.

5.3 Capítulo de livro: O que deve conter na referência: sobrenome do autor em caixa alta, nome do autor do capítulo. Título do capítulo. In: sobrenome do organizador do livro em caixa alta, nome do organizador do livro. Título da obra em negrito. Local: Editora, ano, página inicial – página final.

Exemplo:

RECUERO, Raquel. Atos de ameaça à face e à Conversação em Redes Sociais na Internet. In: PRIMO, Alex (Org.). Interações em Rede. Porto Alegre: Editora Sulina, 2016. p. 51-69.

5.4 Artigo científico: O que deve conter na referência: sobrenome do autor do artigo em caixa alta, nome do autor. Título do artigo. Nome da revista em negrito, volume, número, página inicial-final, mês abreviado, ano.

Exemplo:

NEVES, Sandra Helena. Sustentabilidade no campo: técnicas para colocar esse conceito em prática. Revista Brasileira de Engenharia, v. 6, n. 2, p. 27-39, jun, 2010.

5.5 Reportagem de jornal: O que deve conter na referência: sobrenome do autor em caixa alta. Título da reportagem. Nome do jornal em negrito, local, ano, número da publicação, página, dia, mês, ano.

Exemplo:

DONATO, José. Impressora 3D transforma o mundo. Correio do Amanhã. Rio de Janeiro, ano 90, n. 230, p. 45, 3 mar. 2015.

6. Anexo: O anexo é um elemento opcional, mas que pode ser de grande ajuda na hora de comprovar as informações expostas no desenvolvimento do trabalho. Ele nada mais é do que um conjunto de materiais produzidos por fontes terceiras, como orçamento, reportagens, figuras e mapas. Na hora de incluir o anexo no trabalho, lembre-se de citar a fonte de pesquisa.

7.  Regras de formatação:

7.1 Numeração de páginas: A contagem começa na folha de rosto, mas só aparece a partir da introdução. Os algoritmos devem aparecer sempre no canto superior direito, a 2 cm da borda.

7.2 Margens: A margem superior e a esquerda devem ter 3cm de distância da borda. Já a inferior e a direita devem apresentar margem de 2cm.

7.3 Formatação do texto: Todos os títulos do trabalho devem ser escritos no tamanho 12, em negrito (sugestão de fontes: Arial ou Times New Roman). A mesma regra vale para o texto. Este deve vir justificado e com espaçamento entre as linhas de 1,5. Os parágrafos devem ser de 1,25 cm da margem esquerda. Lembrando que todo o trabalho deve ser em folha A4 branca.

7.4 Citações: Para citar um autor ou uma fonte de pesquisa, deve-se seguir as normas abaixo:

7.4.1 Citação Direta: A citação direta (quando são transcritas as palavras do autor sem alteração) traz o sobrenome do autor em caixa alta, o ano de publicação e a página da citação.  Esta informação deve estar entre parênteses e separada por vírgulas. Se a citação tem menos de três linhas, então ela é feita no corpo do texto, contando com aspas duplas. Quando a citação tem mais de três linhas, ela deve ter um recuo de 4 cm com relação ao restante do texto, sem destaque de aspas.

7.4.2: A citação indireta (quando citamos um autor mas transcrevemos suas ideias com as nossas próprias palavras) é uma citação feita dentro do próprio texto, só que deve conter sobrenome do autor e ano de publicação entre parênteses.

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