Módulo 2 - Aula 24 - Equilíbrio Químico

Módulo 3 - Aula 38 - Funções orgânicas: Hidrocarbonetos alifáticos

Hidrocarbonetos alifáticos

FUNÇÕES ORGÂNICAS

As substâncias orgânicas dividem-se em uma série de famílias diferentes, de acordo com suas propriedades químicas. Quando utilizamos o termo função orgânica, estamos nos referindo a um grupo de compostos com propriedades químicas parecidas. Essas semelhanças de reatividade química podem ser associadas ao fato de que os compostos pertencentes a uma determinada função orgânica apresentam também partes semelhantes em suas estruturas moleculares, que são denominadas grupos funcionais.
Uma classe muito importante de compostos orgânicos são os hidrocarbonetos.
Hidrocarbonetos são compostos orgânicos constituídos exclusivamente de carbono e de hidrogênio.
Existem diversas categorias de hidrocarbonetos com propriedades químicas muito diferentes. O esquema a seguir resume algumas dessas categorias.

NOMENCLATURA OFICIAL (IUPAC) DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS
No passado, os compostos orgânicos eram nomeados de maneira não sistemática. Com a descoberta de uma enorme quantidade desses compostos, foi necessária a criação de um sistema de nomenclatura, ou seja, uma nomenclatura sistemática. Em 1882, aconteceu em Genebra, na Suíça, uma reunião de químicos de toda parte para criar um sistema de nomenclatura universal. O conjunto de regras dessa reunião passou a ser conhecido como Sistema de Nomenclatura IUPAC – considerado o sistema oficial. As principais regras de nomenclatura serão discutidas à medida que se fizerem necessárias.
A nomenclatura IUPAC de compostos de cadeia carbônica não ramificada (normal) é formada por três partes:

Exemplos:
Observação: 
As nomenclaturas etileno e acetileno são também aceitas, respectivamente, para o eteno e para o etino.


Nomenclatura dos hidrocarbonetos alifáticos de cadeia ramificada
Escolha da cadeia principal escolhemos a cadeia principal de acordo com o seguinte critério: a maior cadeia carbônica possível contendo as insaturações. Havendo mais de uma possibilidade de cadeia principal, consideramos a que possuir o maior número de ramificações.
Ramificações
As partes hidrocarbônicas que ficam fora da cadeia principal são chamadas de ramificações ou grupos orgânicos. Os grupos orgânicos são nomeados de modo idêntico aos radicais livres originados a partir de hidrocarbonetos.
A seguir, são mostrados alguns desses radicais e seus nomes.

Considerando o exemplo anterior, podemos identificar alguns grupos orgânicos ligados à cadeia principal.


Numeramos agora a cadeia principal a partir da extremidade mais próxima da ramificação.

Ao construirmos a nomenclatura do composto, devemos citar primeiro os grupos orgânicos em ordem alfabética. Havendo mais de um grupo do mesmo tipo, colocamos os prefixos di, tri, tetra, penta e seus derivados, que não levamos em consideração para efeito da ordem alfabética. Os prefixos sec- e tert- (ou terc-) também não devem ser considerados para essa ordem. Após o nome dos grupos, citamos a cadeia principal.
Para o exemplo que vem sendo considerado, o nome é: 3-etil-2,5-dimetileptano
Como podemos notar, a letra “h” foi retirada do prefixo hept-. O mesmo ocorre com o prefixo hex-.

Cadeias insaturadas
No caso de cadeias insaturadas, a insaturação (dupla ou tripla) deve estar contida na cadeia principal. Em alguns casos, precisamos considerar uma cadeia principal menor para incluir uma insaturação. No caso da numeração, a ordem de prioridade é a seguinte:
dupla > tripla > grupos orgânicos

Quando há empate das insaturações, consideramos a numeração a partir da extremidade mais próxima da ramificação.
Exemplo:
Hidrocarbonetos alicíclicos
Devemos numerar um anel, a partir da ramificação mais simples, no sentido horário ou anti-horário, de maneira a obter os menores números para essas ramificações. A ordem de citação das ramificações é idêntica àquela discutida para os hidrocarbonetos de cadeia aberta.

No caso de ligação dupla em anel, os carbonos da dupla devem receber, obrigatoriamente, os números 1 e 2.


PROPRIEDADES FÍSICAS E QUÍMICAS DOS HIDROCARBONETOS ALIFÁTICOS

Os hidrocarbonetos possuem moléculas apolares ou praticamente apolares, já que as ligações entre carbonos são apolares e as ligações C—H, por sua vez, têm pouca polaridade. Dessa forma, as ligações intermoleculares mais importantes para tais compostos são as interações dipolo instantâneo-dipolo induzido (forças de London).
Alcanos de cadeia linear com até quatro carbonos são gasosos a 25 ºC e 1 atm; já os que apresentam de cinco a dezessete carbonos são líquidos e os com dezoito ou mais são sólidos nas mesmas condições. Os hidrocarbonetos são praticamente insolúveis em água e infinitamente miscíveis entre si.
Os compostos formados apenas por ligações C—H e C—C costumam ser pouco reativos, pois essas ligações são intensas. No caso da presença de ligações C=C e C≡C, a reatividade química é bem maior, especialmente nas reações de adição e de oxidação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário