Módulo 2 - Aula 24 - Equilíbrio Químico

Módulo 1 - Aula 15 - Geometria molecular e polaridade de moléculas



 Em 1940, Sidgwick e Powell sugeriram que a forma geométrica de uma molécula poderia ser determinada pela distribuição, no espaço, dos pares de elétrons, ligantes ou não, do nível de valência de cada átomo. Para que esse arranjo seja estável, a repulsão entre esses pares de elétrons deve ser praticamente nula e, para que isso ocorra, eles devem situar-se no espaço o mais afastados possível uns dos outros. Essa teoria é conhecida como Teoria da Repulsão dos Pares de Elétrons da Camada de Valência (VSEPR: Valency Shell Electronic Pairs Repulsion).
É por isso que o metano, por exemplo, tem estrutura tetraédrica e não quadrada plana. Veja as figuras a seguir:

A estrutura hipotética de um quadrado plano para o metano. Quando comparar essa estrutura com a da figura anterior, lembre-se de que todos os átomos na estrutura do quadrado estão num mesmo plano (do papel), enquanto na estrutura tetraédrica os átomos estão em três dimensões.
As formas geométricas de moléculas pequenas encontram-se representadas a seguir, com todas as informações necessárias para identificá-las a partir das fórmulas moleculares.
Exemplo: 

HIBRIDIZAÇÃO
A hibridização, ou hibridação, é a teoria que explica as ligações químicas nas moléculas. Trata-se do processo de combinação de orbitais atômicos num átomo (geralmente o central) de modo a gerar um novo conjunto de orbitais atômicos, os orbitais híbridos.

Características do processo de hibridização
• Ocorre entre orbitais não equivalentes. Os orbitais não são puros, daí sua forma ser geralmente diferente das formas puras.
 • O número de orbitais híbridos que se forma é igual ao número de orbitais atômicos que participa do processo de hibridização.
• O processo de hibridização necessita de energia inicial; no entanto, na formação de ligações químicas, a liberação de energia é superior à absorção de energia.
• As ligações covalentes formam-se através da sobreposição espacial (coalescência) de orbitais híbridos, ou entre orbitais híbridos e orbitais puros.

Tipos:
Hibridização sp
Hibridização sp2
Hibridização sp3




Nenhum comentário:

Postar um comentário