Módulo 2 - Aula 24 - Equilíbrio Químico

Módulo 2 - Aula 28 - Colóides

DEFINIÇÃO 

  Soluções ou dispersões coloidais são misturas heterogêneas em que as partículas dispersas apresentam diâmetro médio entre 1 e 1000 nm.

Comparativo entre o diâmetro médio das partículas que formam os diferentes tipos de misturas 1 nm = 10−9 m. 

  Em uma solução coloidal, a massa molar das partículas dispersas varia entre 10 000 e 100 000 g.mol−1, ou seja, essas partículas são macropartículas. 
  São exemplos de soluções coloidais a maionese, o leite, a manteiga, a fumaça, a espuma de barbear, o leite de magnésia, o creme chantilly, a neblina, os aerossóis, as tintas, etc. 

COMPONENTES DE UMA SOLUÇÃO COLOIDAL 

Fase dispersa 
  Em uma solução coloidal, a fase dispersa encontra-se em menor quantidade e finamente dividida. A fase dispersa é equivalente ao soluto de uma solução verdadeira. 

Fase dispersante 
  Em uma solução coloidal, a fase dispersante é uma fase contínua que se encontra em maior quantidade. A fase dispersante é equivalente ao solvente de uma solução verdadeira. 

CARACTERÍSTICAS DAS SOLUÇÕES COLOIDAIS 

  As principais características das soluções coloidais constam no quadro a seguir, que permitirá a diferenciação entre os três tipos de misturas.


Movimento browniano 

  Quando uma solução coloidal, iluminada lateralmente, é observada utilizando um ultramicroscópio eletrônico, verifica-se que vários pontos luminosos movimentam-se rapidamente em zigue-zague . Esse movimento é desordenado e ininterrupto e se origina a partir dos constantes choques das partículas do disperso com as partículas do dispersante.

Efeito Tyndall 

  As partículas dispersas em uma solução coloidal são suficientemente grandes para dispersar um feixe de luz, o que denominamos efeito Tyndall. É por esse motivo que a maioria das soluções coloidais concentradas é opaca.
O sistema da esquerda corresponde a uma solução verdadeira, e o sistema da direita, a uma solução coloidal. Percebe-se o caminho percorrido pelo feixe de luz apenas na solução coloidal, pois as partículas que formam essas soluções são grandes o suficiente para dispersarem a luz. As partículas do soluto em soluções verdadeiras são muito pequenas e não dispersam a luz.
Os comprimentos de onda da luz solar são desviados pelas partículas sólidas dispersas no ar, que produzem um pôr do sol vermelho-alaranjado.
O efeito Tyndall faz com que seja possível visualizar o feixe de luz passando pela cobertura de uma floresta e pelo interior de um ambiente mais escuro

CLASSIFICAÇÃO DAS SOLUÇÕES COLOIDAIS 

Quanto à natureza das partículas dispersas 

Solução coloidal iônica 

A solução coloidal iônica é formada por íons de elevada massa molar. Essas soluções são formadas por moléculas grandes que sofrem ionização durante o seu processo de preparação.
Exemplo: proteínas (disperso) + água (dispersante)

Solução coloidal molecular

A solução coloidal molecular é formada por moléculas de elevada massa molar que não sofrem ionização durante o processo de preparação da solução.
Exemplo: amido (C6H10O5)(disperso) + água (dispersante)

Solução coloidal micelar 

É a solução coloidal formada por micelas. As micelas são agregados de moléculas, íons ou átomos. As partículas formadoras das micelas, geralmente, estão orientadas tridimensionalmente, formando uma esfera compacta.
Exemplos: enxofre (S8(disperso) + água (dispersante) sabão e gordura (dispersos) + água (dispersante)



Nenhum comentário:

Postar um comentário